19 de abr. de 2013

POR QUE NÃO CONVIDAR OS ÍNDIOS?

Antes de ontem, postei comentário sobre a invasão do plenário da Câmara dos Deputados, por índios (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/04/as-coisas-nao-andam-boas-no-youtube.html). Disse que poderão ter aprendido com um certo Pedro Álvares Cabral e pósteros. Poderá parecer a alguém que sou a favor da invasão. Contrário. Sempre afirmei que adoro subversivos mas não me agradam os agitadores. Entendo por subversivo quem quer mudar o estado de coisas, e que isto deve ser feito de modo democrático, sem violência, nem abusos, nem proselitismos políticos. Sei que não é fácil. Mas há exemplos, na história, de conquistas pacíficas. Sempre pensei, também, que ninguém - mas ninguém mesmo - trará para mim, na bandeja, a parcela de poder que me pertence por direito. É preciso ir buscá-la. O conflito é inevitável. Índios invadem Plenário da Câmara durante votação Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Repito. A invasão pode não ter me agradado. Mas no embate de forças, poderá ter sido a única alternativa.
Acredito que os deputados e os dirigentes da Câmara tivessem tido informações sobre a iminência da manifestação dos índios. Se não tinham, a coisa anda pior do que a gente pensa. Não teria sido possível uma medida preventiva pacífica?
Acho que a invasão dos índios poderia ter sido evitada, se tivessem eles sido convidados a participar em plenário. Afinal, são os interessados no assunto que estava para ser debatido ali. Eventual convite não estaria discriminando os não convidados. Os simpatizantes das causas indígenas são interessados indiretos. Os interessados diretos são os índios. Poderia mesmo ter-lhes sido oferecida uma tal de tribuna livre (não sei se existe, na Câmara). Voz, simplesmente, talvez oferecendo oportunidade de falar por último, depois de conhecerem todos os argumentos de quem iria decidir.
Viagem minha? Pode ser.
Mas, pelo menos, teria sido evitada aquela cena grotesca, constrangedora, de parlamentares em pânico, parecendo disputarem o direito de abandonar o barco em primeiro lugar.
Para mim, ficou muito feio!

Imagem: Terra.
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/em-protesto-indios-invadem-plenario-da-camara-e-suspendem-votacao,759014f57b41e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: