30 de jan. de 2015

QUALQUER QUE SEJA A VERDADE, O BRASIL VAI MUITO MAL

Fico vendo e ouvindo, em noticiários televisivos, nos quais uma pauta ampla e permanente é a Petrobras, denúncias de corrupção na empresa, com enorme prejuízo. Dizem, mesmo, que os resultados não atingirão apenas a Petrobras, mas poderão contaminar a economia. Parece que muita gente não acredita, acha que tem exagero, teoria da conspiração... Li manifestação de alguém (Paulo Nogueira, em Diário do Centro do Mundo - DCM - http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-acontece-quando-arminio-encontra-eliane-catanhede/), sobre notícias do risco da alegada contaminação, dizendo que as pessoas que estão propalando isto não deveriam estar no Brasil. Mais ou menos isto, ou, exatamente, "...quando leio esse tipo de coisa, me pergunto o que pessoas que pensam assim ainda fazem no país" (será a volta enviesada do "ame-o ou deixe-o"?).
Acredito que haja um mínimo de irregularidade, pelo menos, já que há pessoas devolvendo dinheiro (que não é pouco) e a direção da Petrobras vem de anunciar - ela mesma - que o prejuízo da empresa, por causa da corrupção, está na casa dos 88 bilhões de reais! Isto sem auditar o balanço, e sem lançar nele o prejuízo.  E se é assim, não é preciso ser economista altamente especializado para pensar que, se há um rombo desse tamanho nas contas da Petrobras (com a União Federal impactada pela metade disto e mais um pouquinho), então reflexos na economia poderão ocorrer, sim. Parece-me até que já estão ocorrendo, porque fala-se e age-se em sede de ajuste de contas. Mas não é só por isto que acredito. Lembro-me do caso Lutfalla, com dinheiro público (ainda o BNDE emprestando dinheiro a uma empresa em regime falimentar, de Paulo Maluf, tendo-se seguido uma "...ordem ministerial exigindo que os Bancos do Estado de SP, da Guanabara e do Brasil adquirissem cotas do capital da firma falida a fim de transferir para seus acionistas uma parte dos prejuízos", conforme conta o MuCo - Museu da Corrupção - http://www.muco.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=220:caso-lutfalla&catid=34:sala-de-escandalos&Itemid=53), ainda no tempo da ditadura; vi o governo Collor acusado de corrupção, via Paulo César Farias - notório PC Farias, que acabou assassinado; vi os anõezinhos do orçamento; vi mensalão, que acompanhei de perto, pela TV, no STF... no curso do processo, denúncias dum "trensalão"; por que não a Petrobras?
Mas e o título aí de cima? Vai mal mesmo?
Penso que se for tudo verdade, ou verdade apenas metade - chego a ousar, se contiver apenas dez por cento de verdade - do que se está falando e escrevendo, o Brasil vai muito mal. Mas se nada for verdade, ou se cinquenta por cento (ou noventa por cento) não for verdade, poderá o Brasil estar indo ainda pior: ou tem muita gente (que, por dever de ofício, tem a obrigação de ser séria) roubando do povo, e roubando muito, ou tem muita gente (que, por dever de ofício, tem a obrigação de ser séria) mentindo muito e/ou aumentando muito as coisas.
Acho nada disto bom para o Brasil.


Foto: GGN
http://jornalggn.com.br/blog/jorge-lima/o-ecossistema-da-corrupcao-por-jorge-de-lima

Nenhum comentário: