26 de dez. de 2012

A MECHA ESTÁ ACESA!

Alguém dirá que sou terrorista. Pessimista. E outros "istas" sobre coisas que incomodam.
Não sou leitor habitual da Folha de São Paulo. Graças a Deus! Ganhei um exemplar da edição do dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando me preparava para ir a Guarulhos, pegar vôo para Bonito. Fui ler e deparei com vários incêndios avisados. Tentei ler um pouquinho, no avião, que desce tão rapidamente que nem dá muito tempo. Vocês não estarão pensando que aproveitei o tempo, em Bonito, para ler a Folha, não é mesmo? Nunquinha!
Voltei hospitalizado. Não deu para ler o jornal.
Já em forma, estou falando da primeira matéria que anotei, quando da lida superficial. Está na primeira página:

"Agências deram nota alta a bancos que quebraram"

Subtítulo: "Pouco antes de sofrerem intervenção do BC ou serem liquidadas, instituições foram avaliadas como seguras".

Diz lá que o BVA (não conheço) foi julgado seguro, dias antes da intervenção do Banco Central. E que, menos de dois meses antes da ação do BC, o banco foi classificado como de risco baixo pela Austin Rating (também nem sei). Fala, ainda, que "O mesmo ocorreu com o Cruzeiro do Sul, liquidado em setembro com um rombo de R$2,2 bilhões, e o Panamericado, que teve intervenção no final de 2010.
Fala de providências anunciadas e que "As agências dizem que fazem suas avaliações com base nas informações divulgadas pelos bancos".
Quanto a essa última aí: se as informações emanam dos bancos para agências, não precisa de agência: os próprios bancos poderiam divulgar as próprias avaliações. Tem muita gente aí ganhando muito dinheiro, em demandas criadas por ela própria. Sabe-se que as avaliações dos bancos sobre si mesmos devem ser recebidas com ressalvas. Mas se as agências só repercutem, então...
Sou pobre. Nem sei o que é bilhão. Nem imagino! Mas preocupo-me, no geral:
Como é que irei acreditar nos conselhos até do governo, de que devo poupar, se há dados financeiros falsos transitando por aí, e o BC não sabe? Gritem-me que não sou especialista em finanças. Responderei: é por isto mesmo, uai! Sinto-me que nem o Tom, ou o Jerry, quando a mecha daquela bomba está acesa, foguinho caminhando na minha direção...

Imagem (editada): Mundo Tentacular.
http://mundotentacular.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

Nenhum comentário: