31 de dez. de 2012

MESSI

Lionel Messi foi novamente cotado como o jogador mais valioso do mercado, de acordo com estudo (Getty Images)Assisti, ontem a uma reportagem sobre a história de Messi, que está disputando, agora, sua quarta consagração como o melhor jogador de futebol do mundo. Disputa com Cristiano Ronaldo e Iniesta. No ano passado, disputou com os mesmos Cristiano Ronaldo e Iniesta. 
Será por isto que o presidente da FIFA apregoa que Neymar só será o melhor do mundo quando jogar na Europa? Penso que não. Já escrevi, aqui, que Neymar só será o melhor jogador do mundo quando for o melhor jogador do mundo (
http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/12/entao-magica-de-neymar-tera-de-ser.html). Para isto será preciso uma conjunção de astros e estrelas, como acontece na Europa. Os finalistas, tanto no ano passado, quanto neste, são jogadores do Barcelona (2) e do Real Madrid (1). Não fica nisto. Ambos os times têm jogadores de altíssimo nível. Uma andorinha não faz verão.
Ora direis, ouvir estrelas! Isto é impossível, no Brasil. Pelo menos durante algum tempo, não foi. Pelé foi o maior, sim! Mas jogou no meio de craques incontestáveis, todos a nível de seleção brasileira. Se não somos capazes de segurar nossos astros e nossas estrelas, isto é o fator determinante do fato de Neymar não ser o melhor do mundo.
Mas não é só isto, não.
Ponto que marquei, na matéria que vi ontem, foi o que se refere à estabilidade de Messi no gramado. Cai pouco. Procura ultrapassar as faltas. Já havia observado isto. À sua enorme habilidade, alia velocidade, agilidade e uma enorme vontade de permanecer de pé.
Já observara isto em Pelé. Em um filme sobre a vida dele. Se a memória não está me traindo, lembro-me de que, avançando com a bola, Pelé era caçado e desviava-se, como podia, das botinas dos adversários. Quando parecia estar caindo, fincava um dos pés no chão, erguia-se e colocava a bola. Sempre será uma surpresa para o adversário quando um "caibundo" (ou cadente?) se levantar. Ninguém estará esperando mais.
Neymar cai muito. Já caiu mais. Não sei se é por orientação de treinadores, ou se é porque, no Brasil, para se marcar uma falta, é preciso o jogador estrebuchar. Essa estória que inventaram de que futebol é jogo de contato não me convence. Os contatos são regulados pelas regras. Há que respeitar o craque e não buscar atingi-lo deslealmente. Muitos juízes deixam passar.
Acho que Neymar acabará sendo o melhor do mundo. É muito jovem e joga muito. Mas se quiserem que seja o Bola de Ouro da Fifa, ou terão de expatriá-lo, ou terão de fazer e cumprir um projeto "Neymar Bola de Ouro". A Europa não é melhor de bola (penso que Nelson Rodrigues assinaria esta frase: apaixonadíssimo pela Seleção e pelo Fluminense). É mais rica e consegue reunir os melhores jogadores de muitos países.
Se não for feito o tal projeto, corremos o risco de ver Messi arrebentar na Copa 2014 e consagrar-se mais.
Por enquanto, acho que nós e Neymar teremos de engolir Messi.


Nenhum comentário: