6 de mai. de 2013

DUNGA É CAMPEÃO. SERÁ QUE OS NÁUFRAGOS IRÃO SALVAR O NAVIO?

Sempre pensei que o Dunga estivesse aniquilado para o futebol. Foi alvo de uma fortíssima campanha quase difamatória: de repente, nem ele nem a seleção de 2010 valiam nada. Tenho ideias a respeito mas deixo para curti-las um pouco, ainda. Não posso afirmar o motivo, mas vejo alguns resultados desastrosos. A seleção pós-Dunga não emplacou ainda, o jogador "rejeitado" por Dunga, na convocação para 2010 - Neymar - também não emplacou como fenômeno de seleção, apesar de muitos vaticínios de entendidos, de que isto aconteceria naturalmente.
O que me interessa, mesmo é a "recuperação" de Dunga. Ficou em longo ostracismo. Não foi técnico de clube algum, depois daquela copa. Jogadores também ficaram estigmatizados. Alguns deles a gente nem sabe onde andam. De repente, alguns resgates, sendo Ronaldinho Gaúcho e Kaká, dos mais velhos, os que têm merecido mais referências, principalmente a de que disputam a mesma vaga (já há alguns querendo os dois). Daniel Alves sobrou do naufrágio, desde Mano Menezes.  Júlio César foi ressuscitado há algum tempo e já há quem o ache, outra vez, um grande goleiro. Ramires foi outro que não demorou muito a voltar, desde Mano, também. Fala-se em Zé Roberto, do Grêmio, que, aos 39 anos, está em grande forma, no mesmo time onde joga Elano, também náufrago, ora no ostracismo.
Muita gente - incluindo alguns dos experts que deram como acabada aquela seleção - comenta que a atual tem maioria de jogadores jovens, que precisam de companheiros mais experientes, para orientá-los. Até Neymar tem sido posto em dúvida (ouvi, hoje, que já há quem ache que deve ir para o banco da seleção!!!!).
Ora, mas foi a CBF, apoiada por sólida campanha de todo tipo de comentarista, que decidiu que a seleção deveria ter sido inteiramente renovada. Agora, segura a onda, sô!
Pois não é que o Inter, de Porto Alegre, ganha o campeonato, sagrando-se tri (bem gauchês!)? Tri legal. O técnico (não vi muito comentário, pouca gente falando do trabalho dele nesta temporada) é o Dunga. Mas é tricampeão, tchê!).
Dunga saiu vitorioso. E não foi concorrendo com um timinho qualquer, nem com um técnico qualquer. Foi com o poderoso Grêmio, de Dida, Werley, André Santos, Pará, Fernando, Elano, Zé Roberto, Barcos, Kleber, Marcelo Moreno, Vargas e outros ainda menos conhecidos, e do técnico Wanderley Luxemburgo.
Só falta o Dunga voltar à seleção brasileira.

Foto: JP on line
http://blogs.jovempan.uol.com.br/nilsoncesar/coletiva-do-dunga-deveria-ser-em-um-ringue/

Nenhum comentário: