30 de mai. de 2013

FALTA UMA CERTA ORGANIZAÇÃO...


Bom Dia Brasil, hoje, pela Globo. Falava-se das dificuldades dos ciclistas em vários lugares, no Brasil. As ciclovias não se encontram, implantadas que foram em vias paralelas. Na santa ignorância de quem precisa de apenas seis anos para formar-se em engenharia e, depois, especializar-se em urbanismo, engenharia de trânsito, etc., acho muito difícil fazer ciclovias encontrarem-se longe do infinito, sem fazer com que cruzem vias por onde trafegam carros, ônibus, caminhões... O confronto será inevitável. Viajandão, penso em viadutos estreitos, exclusivos para bicicletas. Dificuldade: mostraram-me que, em Brasília, onde há ciclovias exclusivas em canteiros centrais (estive lá quando estavam construindo), os espaços dos ciclistas são disputados com pedestres, motociclistas e até condutores de carros, estes atalhando para fugir de congestionamentos. Já vi alguns viadutos para pedestres, em São Paulo, nos quais foi necessário implantar obstáculos, como mata-burros, para evitar motos e bicicletas. Ou seja: ninguém está a fim de respeitar nada e o Estado não tem capacidade para fiscalização plena. No mais, não acho possível adotar mecanismos para evitar pedestres em viadutos para ciclistas.
Será que sou pessimista? Que não vejo solução para nossos problemas?
Tenho cá minhas dúvidas. Pois se os especialistas não acham, por que é que eu - que ainda tenho pelo menos seis anos pela frente, para formar-me em engenharia e outras bossas - eu, repito, conseguirei achar?
Comentando a questão da insolucionabilidade das ciclovias, Márcio, âncora do Bom Dia, disse que falta uma certa organização.
Será só para ciclovias? Vejo o Engenhão, estádio com tempo relativamente pequeno de utilização,  e a Fonte Nova, novinha em folha, com problemas nas respectivas coberturas; vejo jovens trocando porrada nas escolas e agredindo professores; vejo parlamentares xingando-se e lançando mútuas acusações no Congresso; vejo... até cerveja quente em alguns bares. Vejo televisão, gente!
Acho que tem muitas mais atividades precisando de uma certa organização.

Imagem: Isto É.
https://istoe.com.br/382253_O+DESAFIO+DAS+CICLOVIAS/

Nenhum comentário: