12 de mai. de 2013

GALO 3 X 0 CRUZEIRO: UMA PENA!

Fichas técnicas dos jogos de Atlético e CruzeiroEsperava um jogão. Afinal, o Cruzeiro fizera a melhor campanha e está com um time muito bom. O Atlético não foi perfeito no Mineiro, mas destaca-se na Libertadores. Prato cheio!
Não vi o jogão. Achei que o Cruzeiro não estava equilibrado, já no início do jogo. Diego Souza começou muito animado, uma arrancada muito boa. Mas Dagoberto não fazia bem o que habitualmente faz: chutes de longa distância, cobranças de faltas... Chutava por cima, muito longe do gol... Não estava bem e comentei com minha mulher que o time não me parecia calmo.
Discussões e encontrões foram frequentes.
O árbitro usou aquele velho esquema: tentar levar no papo. Acabou dando um cartão para jogador do Galo, depois de aliviar para um cruzeirense. Não estou falando em desonestidade. Sempre acho que não dá certo aliviar para um, no início, porque acaba fazendo injustiça. O time do Cruzeiro começou jogando pesado mas o primeiro amarelo saiu para jogador do Galo.
O que me incomodou foi o comentário do Bob Faria, quando Ronaldinho Gaúcho sofreu pênalti. Girou sobre o marcador, que o segurou, puxou camisa e o mais. O juiz não apitou e Ronaldinho não teve alternativa que a de tentar o gol, mesmo mal equilibrado, dando chance ao Fábio (ou a um zagueiro, não percebi com certeza). Foi aí que o Bob Faria comentou que se Ronaldinho tivesse caído, o juiz teria dado o pênalti. Como não caiu e ficou de frente para o gol, o árbitro preferiu "dar a vantagem". Mas tem vantagem em pênalti? Penso que só se resultar em gol. Achava que o Bob era atleticano, mas estou em dúvida. Penso sempre que os comentaristas comentam com a cor de sua preferência. Não sei a cor da bandeira do Bob, mas achei muito estranho ele falar em vantagem em pênalti.
Achei desleais alguns jogadores do Cruzeiro (penso que em razão do que achei falta de equilíbrio). Teve uma falta (quase tesoura voadora) do Everton (não me lembro qual dos dois, mas ambos levaram cartão) sobre o Bernard, se não me engano. Depois foi a vez de Ceará chutar, por trás, o tornozelo de Bernard. Visivelmente, não buscou a bola: pé esquerdo no direito do menino (!!!!), com a bola à frente deste. Não me lembro se foi amarelado por isto. Segundo o narrador, de sete faltas feitas pelos jogadores do Cruzeiro, até certa altura do jogo, quatro haviam sido feitas por Ceará, ou por Diego Souza, não me lembro com certeza. Mas a falta de equilíbrio ficou evidente.
Para ver o cartão vermelho, o Bruno Rodrigo, amarelado anteriormente, agarrou o Ronaldinho, que já havia passado por ele. Tive a impressão que, de sobra, deu uma joelhada (tipo "tostão") no trazeiro do craque.
O jogo foi muito pior pelas deslealdades do que pelos pênaltes não apitados. Sobre Ronaldinho e sobre Rever (agarrado escandalosamente, no ataque), que também poderia ter sido expulso, com vermelho, por falta "tática", depois do amarelo. Não sei se o juiz (então o substituto) considerou outros erros, para "compensar", ou se preferiu organizar-se com o Diego Souza, que se mostrou completamente descontrolado: mesmo depois de ter recebido o amarelo, pela reclamação, em que exagerou (estava certo em querer a expulsão do Rever, mas passou da conta), ainda dirigiu-se ao juiz, continuando a reclamar e "pedindo" o vermelho, que resultaria em suspensão automática. Teria sido péssimo para o Cruzeiro, já sem Bruno Rodrigues para o último jogo do campeonato.
Queria ter falado só sobre futebol: um Atlético muito rápido, muito dedicado, bem treinado, Ronaldinho jogando muito e Tardelli buscando bola na intermediária do Galo. Do outro lado, esperava ver o time equilibrado que vi durante o campeonato, um Everton Ribeiro muito bom, com técnica, classe, visão de jogo e capacidade para marcar. Além disto, um conjunto bem treinado, com louvor para Marcelo Oliveira.
Penso que não será muito pedir para os jogadores acalmarem-se ou serem acalmados. Sabem jogar bola mas não mostraram isto hoje, em sua plenitude.
Gostarei se puder ver um jogo de futebol de verdade.

Imagem: Carmópolis Notícias.
http://carmopolisnoticias.com.br/noticias/Fichas-tecnicas-dos-jogos-de-Atletico-e-Cruzeiro/35.html#.UZBIdvm5eUk

Nenhum comentário: