9 de mai. de 2013

PERDER UM JOGO, MESMO DE GOLEADA, NÃO É FEIO. MAS PODE FICAR.

Disse, hoje pela manhã, que o jogo Atlético Mineiro x São Paulo poderia ter sido "mais ótimo" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/05/ronaldinho-fez-chover-tardeli.html). Os motivos estão lá. Agora, a outra face da medalha: poderia, também, ter sido "menos péssimo".
Em geral, é difícil saber lidar com as derrotas. Segundo Rudyard Kipling, com as vitórias também.
É no poema Se (If, no original) que Kipling enumera algumas relações da pessoa com circunstâncias da vida e concluindo que quem é capaz "...é um homem, meu filho". Hoje, tentando descartar o machismo, podemos dizer que se dirigia a cada pessoa, independentemente do gênero. Para mim, o verso mais importante está adiante (se houver alguma discrepância, ou correrá por conta da tradução ou da memória do "véio"):

"Se, enfrentando a derrota e o triunfo,
conseguires tratar da mesma forma a esses dois impostores,
... és um homem, meu filho."

Quando o São Paulo já não podia mais ter esperança, um jogador seu - que já mimoseara Ronaldinho Gaúcho com entradas menos convencionais, e tivera um troquinho do mesmo - aplicou-lhe um golpe, fora do lance. Ronaldinho estendeu o braço e passou a mão perto da orelha do rapaz, sem arranhar, puxar orelha ou qualquer outro ofendículo (não vou pô-lo de santo, mas fora provocado). O jogador (infelizmente não sei o nome, porque ouvi falar pouco dele, durante a transmissão) percebeu que poderia fazer uma cena e mandou ver: desabou em campo, sem que tivesse levado sequer um empurrão.
Achei muito feio. Já tenho repetido. Acho que jogadores são orientados por treinadores, dirigentes, colegas, etcetera, para fazer cena, chamar a atenção de juiz, provocar um amarelo... Aquelas questões de falta de ética no futebol.
Para mim, esse jogador tornou a derrota "mais péssima".
No final do jogo, foi a vez de Carleto. Achei que o lateral esquerdo do São Paulo fizera uma ótima partida, consideradas as peculiaridades do jogo. Iniciou as principais jogadas perigosas do São Paulo e foi chutada por ele a bola que o Vitor deixou escapar, aproveitada pelo Luiz Fabiano.
Pois bem, o Carleto deu um tapa, ou coisa parecida no Rosinei. Final de jogo, Rosinei revidou. Um tapa - parece que forte, mas pegando de raspão. O juiz correu na direção dos dois. Carleto não se fez de rogado: fez cara de dodói e desabou.
Para mim, pôs fora a boa atuação. Ficou a imagem de um derrotado indisciplinado e coitadinho.
Como dizia o cabo Miguel: Foi "muito péssimo"!
Melhor a comemoração de Tardelli, autor do gol que achei mais bonito.

Foto: Super Esportes
http://www.df.superesportes.com.br/app/1,9/2013/05/08/noticia_atletico_mg,249971/atletico-carimba-vaga-com-goleada-sobre-sao-paulo-e-diverte-a-massa-alvinegra.shtml





Nenhum comentário: