5 de jun. de 2014

PESQUISAS, SEGUNDO CHICO ANYSIO

Já comentei, no cadikim, o livro "Sou Francisco", de Chico Anysio. Vejo nele uma escola sobre a história do rádio e da televisão brasileiras. Transcrevo excerto de um capítulo (páginas 70/71), tratando de uma pesquisa do Ibope:



"A Mayrink não nos aumentava na proporção do sucesso. ... Luiz Vassalo nos reuniu e deu o argumento da casa: § - Nós pagamos de acordo com o faturamento e o faturamento depende dos índices do Ibope. O Ibope não nos dá o primeiro lugar. A Nacional está na frente. § Era óbvio, inarredável, que a primeira posição era nossa, mas o Ibope negava. Os atores se reuniram e fizemos uma comissão. Iríamos ao Ibope reivindicar nosso justo primeiro lugar, ganhando o direito de receber mais no nosso trabalho. O diretor (ou dono?) do Ibope era o Montenegro, contemporâneo meu de Laranjeiras, figura de quem eu gostava demais e que tinha até um certo carinho por mim. § - Paulo - eu disse -, nós queremos conversar sobre a situação da Mayrink no Ibope. § Ele me fez chegar ao chefe do setor - cujo nome não me ocorre e eu, porta-voz dos atores, apresentei todos os argumentos que nos levavam àquela solicitação de honestidade nos índices. Nosso salário estava na dependência de uma correção por parte do Ibope. Não se pedia ajuda, mas estávamos ali exigindo justiça. Ele nos deu pareceres, nos disse números e nos citou argumentos de estatística. A coisa chegou a um ponto em que eu tive a idéia de descermos e fazermos uma pesquisa ali, embaixo, na rua Henrique Valadares, defronte o prédio onde o Ibope funcionava. § - Está bem. Isto serve como amostragem - ele me disse. § Nós descemos e eu fiquei atrás de uma coluna enquanto ele mesmo perguntava aos que passavam (sem me ver, para evitar que o inquirido já tivesse ido ao auditório e, quem sabe, pudesse me reconhecer): § - Que rádio escuta entre oito e dez e meia da noite? § Entre 50 pessoas questionadas, 48 disseram ouvir a Mayrink, uma citou a Rádio Clube do Brasil e uma a Tupi. Nenhuma disse preferir a Rádio Nacional. § - E agora? - perguntei. § - Ora, coincidência. § - E só vale a sua coincidência? Por que esta de agora não fica valendo? § Foi inútil. Apesar de ter dado provas de erros do Ibope e falhas na pesquisa, não conseguimos nada."

Nota do cadikim: os tipos em itálico estão no original.

Nenhum comentário: