4 de mai. de 2012

SONAMBULISMO

Não sabia que o personagem do Cauã Reymond na novela das nove é sonâmbulo. Estava fazendo esteira, na academia, com uma TV na frente, ligada no Mais Você. Aí, a Ana Maria Braga contou-me. E fez mais: trouxe à cena médicos para falar de sonambulismo. Interessou-me muito, porque, algumas vezes, ataquei de sonâmbulo. Aí, os médicos falaram de distúrbios do sono, dos perigos do sonambulismo - andar sobre o telhado, sair pela janela no 23º andar, bater na mulher (o cara jura que não se lembra de ter batido)... Diz que, depois que acorda, não lembra de nada, mesmo.
Pois é. Já fui vítima do sonambulismo algumas vezes. Durante algum tempo, uma vizinha perturbava-me direto, não por causa de sua estonteante beleza, mas porque, quando tomava o mesmo metrô que eu, ficava em pé, por perto, sussurrando: "Danadinho! Aproveita que meu pai está viajando e vai passar a noite comigo. Tinha deixado a porta aberta, porque você cruzou comigo com um olhar muito pidão. Fiquei com peninha. Volta lá! Volta!". Eu fazia cara de paisagem. Não imaginava sobre o que ela estava falando. Depois, foi a moradora do 721, morenaça que desfilava no clube um corpaço que fazia a mulherada morrer de inveja (e, às vezes de raiva e ciúme). De vez em quando, dava um jeito de colocar uma toalha perto de mim, e ficava falando sozinha, bem baixinho: "Por que você não está indo lá, meu bem? Estou sentindo falta." Eu despistava e saía de fininho, ignorando completamente de que ela estava falando. Aconteceram alguns outros fatos parecidos. Eu não me lembrava de nada.
Numa tarde de sábado, minha mulher voltou do salão, falando que a morenaça do 721 dissera que, volta e meia, um vizinho entrava em seu apartamento - ela deixava a porta aberta, por distração - fingia que a conhecia, deitava-se com ela e faziam amor até lá para as duas da madrugada, quando ele saía sem nada dizer. Falei com minha mulher que poderia ser sonambulismo, que alguns sonâmbulos saem à noite e fazem coisas de que até Deus duvida (aquela morenaça fazia coisas de que até Deus duvida...) e que depois voltam para casa e não se lembram de nada. Nadinha! Minha mulher - nordestina de Baturité - rebateu de sem-pulo: pouca vergonha, isto sim! Vê lá se eu engulo isto! Tentei explicar, disse que é cientificamente provado que essas pessoas têm distúrbio do sono. Não acreditou, de jeito maneira!
Acho que vou ter de sonambulizar mais longe de casa.

Foto: Puxando a Palha.

http://puxandoapalha.blogspot.com.br/2012/01/acordar-um-sonambulo-pode-mata-lo.html

Nenhum comentário: