28 de jan. de 2013

ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS É O CAMINHO: ESTÁ DEMORANDO MUITO!

Recebi hoje, pelo facebook, mensagem do Wilmarzim (Wilmar Carvalho, músico, cantor, compositor... e meu amigo, uai!), compartilhando foto de Retiro Musical, que reproduzo aqui (vou compartilhar, também, viu Wilmarzim?!). O assunto é velho, muito mastigado, dado como indispensável. Tanto que virou lei: ensino de música nas escolas. Ah! Lembro-me de que, quando criança, a professora da Canto Orfeônico, ao piano, ensinava canções diversas. Era a nossa iniciação musical. É claro que apenas alguns iriam ser músicos, amadores ou profissionais. Mas a atividade transmitia a todos informações sobre os vários gêneros de música, desenvolvia a afinação (ai, como afinação parece difícil para muita gente!).
Ora direis, é saudosismo! Não, não é! Não me toca o gosto musical muita coisa que anda sendo tocada. Mas não quero que deixem de tocar. Acho importante que as crianças - principalmente as crianças - recebam informações sobre todos os gêneros de música disponíveis. Que isto seja oferecido a elas, além daquilo que já está na mídia. Acho que os nossos conhecimentos musicais estão muito pobres. Pode-se dizer que novelas têm trilhas sonoras interessantes, variadas. Filmes também. Mas a atenção do espectador fica dividida e nem todos conseguem ligar-se às músicas, ligando-se mais nos enredos. De músicas mesmo, rádio e televisão, estamos muito pobres, com poucas exceções. Sem exagero: nossa cultura músical não é de primeiro mundo!
No mais, a implantação de ensino de música, nas escolas, abrirá mercado de trabalho para músicos - mercado que é bem pequeno - e poderá servir de estímulo para que se desenvolvam mais. Estudar música em universidade é só para quem está determinado a seguir vocação, mesmo com sacrifício e dificuldade grandes. Mas só isto poderá levar a um grau de desenvolvimento musical mais elevado.
Proponho a todos abraçar a causa. As crianças serão beneficiadas com a variedade de linguagens diferenciadas. Musicalidade é catalizador de inteligência.

Imagem pauta musical: Blog do Programa Coreto.
http://coretojs.blogspot.com.br/2009/11/serie-glossario-musical-letra.html
Imagem apoio: Retiro musical.
http://www.facebook.com/wilmar.carvalho.7/posts/541486425870720#!/retiromusical

Nenhum comentário: