6 de jan. de 2013

MACÁRIOS EM APUROS

macaportugalMacários ou maqueiros? Parece-me certo "maqueiros", aqueles caras que carregam na maca jogadores de futebol contundidos. Mas gosto da linguagem esquisita dos afeiçoados ao futebol. Começou com "geraldinos", aqueles que assistem aos jogos na geral. Vieram junto os arquibaldos, os das arquibancadas. Buscas pela rede informaram-me que a expressão "geraldinos e arquibaldos" foi cunhada por Nelson Rodrigues. Virou nome de música do Gonzaguinha.
Não sei quem inventou "macário". Dentro do contexto futebolístico, para ornar com "geraldinos e "arquibaldos", prefiro "macário".
Em apuros, os que vi hoje, pela TV. O Flamengo jogava com Rondonópolis, cujo time viajara cerca de 900 Km, para chegar a São José do Rio Preto. Resultado do esforço: muitas crises de caimbra, em vários dos jogadores. Resultado final: os macários trabalharam muito. Um deles - pareceu-me pesar mais de 90 quilos - deve ter sofrido quase tanto quanto jogadores contundidos.
Deu saudade de Mário Américo, um massagista (Madureira, Vasco da Gama e Portuguesa, além da Seleção Brasileira) que, quando via um jogador de seu time caído em campo, disparava em seu socorro, "como um coelhinho de desenho animado", no dizer de Nalson Rodrigues. Muito veloz! E costumava carregar no ombro, mesmo.
Não era assim o meu macário. "Fortão", ia no passo do elefantinho.

Foto: R7 ESPORTES
http://esportes.r7.com/futebol/noticias/portugueses-fazem-besteira-com-a-maca-e-prejudicam-jogador-da-quarta-divisao-20111005.html?question=0

Nenhum comentário: