26 de jan. de 2013

TADIM DOS SONHADORES!


Infelizmente, este país não comporta sonhadores. Acabo de conversar com meu irmão, Cícero Christófaro (A Arte Poética de Cícero Christófaro, várias postagens). Falava-me de paisagismo.
Das soluções governamentais para o rio Arrudas, em Belo Horizonte, e de coisas que considerou de pequeno alcance, em termos de paisagismo, e defeituosas, em termos de coerência. Disse-lhe que parasse de sonhar. Os caras querem mesmo é ganhar dinheiro. Em obras públicas, então, nem se fala. Tenho "cá consigo" que é preciso fazer obras porque, depois que o Braz já não é tesoureiro, e já não se pode mais meter a mão no cofre, um dos elementos de viabilidade da corrupção é a aquisição de bens e serviços, entre estes as obras (vou falar disto em outro escrito). Sendo assim, a sensibilidade de ingênuos como meu irmão interessa nada. Como diz Justo Veríssimo, do Chico Anysio, cada um quer "...é se arrumar".
Cícero veio com um papo de Maiakovski (Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada). Também acho muito bacana. Mas a humanidade grita por justiça e por igualdade há séculos. Continua gritando e continuará gritando até sabe lá Deus quando, per omnia saecula saeculorum, provavelmente.
Preferi passar para ele a literatura da malandragem. Estou relendo "Moreira da Silva O último dos malandros", de Alexandre Augusto. Moreira indicava seu candidato à presidência da República:


"Sou a favor do mineiro Tancredo. Acho que ele é o homem certo para mudar isso tudo que está acontecendo desde 1964. Mas o que é preciso é mudar esse pessoal que vem comendo de colher em cima do povo."


São passados quase de vinte anos e tem gente acreditando que o Ministro Joaquim Barbosa mudou o Brasil.

Imagem: FelixConsultor.
http://consultorfelix.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: