1 de jan. de 2013

PRIMEIRO DIA DO ANO

Pode ser para vocês. Para mim, não. O dia 1º de janeiro está, para mim, na ordem do 64º dia do ano, e na do 60º dia do ano. 
Por que 1º de janeiro é o primeiro dia do ano? Porque ficou convencionado, na nossa cultura, que é, uai! Princípios astrofísicos, fisicos, astrológicos, posições e movimentos dos astros, o escambau, parece que tudo isto foi envolvido para fixar o primeiro dia do ano, para nós. Há culturas diversas, em que o primeiro dia do ano está longe do 1º de janeiro.
Por que, então, este dia está, para mim, na ordem do 64º dia e na do 60º do ano? "Explico-lho"!
Também tenho minha estrela, que os astrólogos e os astrofísicos e demais mandingueiros ignoram. Meu primeiro nascimento ocorreu em 30 de outubro de 1939, aos cinco minutos. Cheguei no início da madrugada. Minha estrela brilhava no céu, muita intensidade. Minha estrela determinou o primeiro dia do meu ano. Por que tenho de ter um primeiro dia do ano que todo mundo tem, passivamente, se minha estrela brilha intensamente a cada 30 de outubro? Prefiro escolher esse dia como o meu primeiro dia do ano. O 1º de janeiro do ano seguinte é o 64º dia do meu ano.
Escorpiano, tenho minhas instabilidades. Vai daí que elegi um outro primeiro dia do ano para mim: o dia 3 de novembro. Por que? Porque, nesse dia, no ano de 2006, passei por uma cirurgia muito difícil, em situação que prenunciava coisa muito pior do que estava acontecendo. Minha mulher - médica - acompanhou o ato. Quando me recuperei, disse-me que minha nova data de nascimento passou a ser 3 de novembro, dia em que "nascera de novo", portanto o dia em que uma outra estrela benfazeja e protetora pairou sobre mim. Não foi vista a olho nu, como a de 30 de outubro, porque a cirurgia aconteceu pela manhã, dia claro. Mas brilha muito intensamente a cada 3 de novembro.
Vai daí que, por este lado, o primeiro dia de minha nova vida é 3 de novembro e o dia 1º de janeiro passou a ser o 60º dia do meu novo ano.
Ora direis - ouvir estrelas! - então tens dois primeiros dias do ano?
Tenho sim, uai! Como, segundo informações colhidas em um terreiro de candomblé, tenho dois "escoras" - exus encarregados de cuidar das pessoas vivas. Dois, só cuidando de euzinho!
Como, segundo uma tia que se dizia vidente, enxergou, às minhas costas, uma entidade com uniforme do Exército e uma outra com uniforme da Marinha. Altas patentes, dizia ela.
Ora, se tenho dois "escoras", mais duas entidades protetoras às minhas costas, bem que posso ter duas estrelas guias e dois primeiros dias do ano.
Simples, não?

PS.: Hoje, quando eu elaborava idéias sobre isto, mentalmente, em silêncio, minha mulher perguntou-me: "se você for consultar um psicólogo ou psiquiatra, para uma análise, que pontos de sua personalidade submeteria a estudo?". Respondi que nenhum, que convivo bem com meu modo de ser, não tenho grilos. Ela disse que isto é um sinal de que eu preciso de assistência psicológica ou psiquiátrica. Será que ela é vidente?

Imagem Estrela Guia: Poesia Retrô.
http://poesiaretro.blogspot.com.br/2009/07/estrela-guia.html
Imagem

2 comentários:

Raíssa Christófaro disse...

suas duas datas de nascimento são escorpianas. =D

marco antônio comini christófaro disse...

É mesmo, minha pequena! Mais uma duplicidade! A meu favor ou contra? Se acho que todas têm sido a meu favor, por que essa aí não? Brigadão por lembrar. Beijão! Ddz