8 de ago. de 2012

GOSCINNY E UDERZO LEVAM ASTERIX E OBELIX ÀS OLIMPÍADAS NO ANO V ANTES DE CRISTO

As olimpíadas estão aí para encantar todo mundo. Investimentos altíssimos, prêmios para os poucos excepcionais... uma festa!
Muita coisa está envolvida em uma vontade imensa de atletas que desejam ganhar notoriedade - com reflexo em participações publicitárias - e dirigentes que querem ganhar dinheiro, poder e tudo de bom que acham que a vida oferece. Reis, ditadores, presidentes, todos os que exerciam e exercem o poder mostraram-se e mostram-se fascinados pelos louros, palmas e medalhas olímpicas.
O "poder" sempre quis estar ao lado do sucesso, para carrear para si as simpatias que os heróis despertam.
Dois malucos franceses - René Goscinny e Albert Uderzo - que fizeram volta ao mundo como se estivessem no ano V a.C - não deixaram de falar nas olimpíadas. A estória passa-se naquele século mas podemos ver roteiros de vários séculos, incluindo o XXI.

Gosto muito das aventuras de Asterix, o Gaulês, com seu amigo gordíssimo... er... fortíssimo Obelix e o fiel e inteligente Ideiafix, cãozinho de estimação de Obelix. Pode ser que alguns leitores interessem-se, também. Mando uma amostra: Asterix nos Jogos Olímpicos. A citação detalhada vai no final.

Por peripécias que só serão conhecidas por quem ler a revista, gauleses irredutíveis foram dar com os costados na Grécia, admitidos para disputar as olimpíadas. Ficaram sabendo através de Veteranix, esse velhinho gaulês que está colhendo flores, perto do acampamento romano de Aquarium.

..............................................
...........................................

Os romanos, de quem os gauleses descobriram ser "conterrâneos", sabiam que esses últimos eram assistidos por um druida, dono do segredo de uma poção mágica que os tornava absurdamente fortes.
Gauleses "sabiam" que iriam vencer as olimpíadas, com a ajuda da poção mágica do druida Panoramix. Os romanos, sabendo dessa estória, relaxaram, porque, fatalmente, perderiam. Foi quando um representante do COG (Comitê Olímpico Grego) falou para o chefe romano que não era admitido o uso de qualquer substância que desse forças suplementares ao competidor, sob pena de desclassificação.
Daí...


Os romanos romanos relaxados. Os romanos gauleses sem a poção mágica,...
O sucesso financeiro das olimpíadas seriamente ameaçado.


Na base do "eureka", o COG resolveu promover uma competição de que só poderiam participar os romanos (romanos romanos e gauleses "romanos", claro). Foi aí que apareceu a chamada "malandragem gaulesa":

.........................................
Os romanos romanos venceram a prova exclusiva.


Mas Panoramix, o druida romano gaulês, apelou:




Segundo Goscinny e Uderzo, o "dopping" é coisa antiga e foi muito aperfeiçoado. Como se vê, os exames anti-"dopping" também evoluiram muito.


FONTE: Asterix nos Jogos Olímpicos.
Editora Record.
É só amostra, mesmo. A revista está cheia de coisas que acho interessantes.
Não se trata de propaganda. É mania do autor do blog, que tem a coleção quase completa, cuja relação está na última capa. Há adaptação de filmes, também. Gosto mesmo é da revista em quadrinhos.
Não são muito fáceis de achar, mesmo em capitais.





Nenhum comentário: