19 de ago. de 2012

OS ENTENDIDOS EM FUTEBOL

Ainda bem que o mundo renova-se a cada momento. Antes das Olimpíadas, postei comentário sobre um excesso de confiança em Neymar - que acho perigoso - sob o título "E se Neymar tiver um piriri?", a propósito de uma chamada de capa da revista Veja Olimpíada 2012.

"Neymar é a esperança de medalha de ouro inédita no futebol".

(http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/07/e-se-neymar-tiver-um-piriri.html).

 
Afirmei e reafirmo que não estava secando a seleção. Nem o Neymar.
Acompanhando as visitas a este blog, verifico que a matéria foi mais visitada depois das Olimpíadas do que antes. Já acreditava que o título não iria atrair muita gente, quando postado. Afinal, "xô azar!" já está no imaginário popular, principalmente de torcedores de futebol, principalmente de torcedores do Botafogo.
Já se sabe que nossa seleção olímpica não foi bem. Ora direis: mas foi medalha de prata. Concordo. Prata tem mais valor do que se lhe costuma querer atribuir. Mas convenhamos: o nível do futebol masculino nas Olimpíadas foi de médio para baixo. Nem uma seleção com histórico ponderável. Onde a França? Onde a Argentina? A Itália? A Alemanha? A Espanha ficou na fase de grupos.
É só ver quem chegou entre os quatro primeiros, nas últimas quatro olimpíadas. Dos quatro que chegaram em 2012, só o Brasil estava entre aqueles. A Nigéria, que não pode ser tida como referência absoluta, chegou duas vezes, uma como ouro (1996) e outra como prata (2008). Outros que apareceram uma vez apenas, estão entre os países com prestígio futebolístico pelo menos mediano.
Vamos ser realistas: o Brasil não enfrentou uma seleção sequer mediana nas paradas de sucesso. E passou apertado. Na fase de grupos, marcou nove gols mas sofreu quatro, sendo que o placar ficou apertado em um dos jogos que disputou (3x2). Nas quartas de finais, passou apertado por Honduras (3x2).
Penso que esta análise deverá estar sendo feita pelos dirigentes do futebol brasileiro. Se não estiver, vou achar muito esquisito.
Daí minha bronca com os entendidos em futebol.
Antes do jogo contra a Suécia, logo depois das Olimpíadas, os comentaristas do Sportv falavam de nossos jogadores. E admitiram que Neymar, Ganso e demais jovens estão sendo preparados, não estão ainda prontos para a Copa do Mundo.
Ô sô do céu! Mas o Neymar não era melhor do que o Messi? Não era o melhor jogador do mundo?
O que que foi que sucedeu com o menino, meu Deus?! Agora está só sendo preparado?!!!
Ou os entendidos cairam na real?
Neymar é craque, sim! Joga muito, não se poupa, é valente, tem ótima visão de jogo, não é fominha, dá muitas assitências... Isto é mais do que claro.
Mas também é bastante claro que Neymar não fez, até agora, na seleção brasileira, o mesmo que faz no Santos. E olha que na seleção está - pelo menos em tese - a elite do futebol brasileiro.
Será que está faltando alguma coisa?
Ou sobrando?
 
Foto: globo esportes.com
 

Nenhum comentário: