22 de jun. de 2013

CUIDADO! LUIZ GUSTAVO É UM PERIGO!

Nas vitórias é muito fácil não observar ou não dar importância a pontos desfavoráveis. A seleção brasileira está ganhando e - penso - ganhando bem. Mas não estou plenamente satisfeito com um jogador: Luiz Gustavo. É eficiente, muita técnica, boa velocidade... Então, por que a insatisfação, cara? Ah! Luiz Gustavo agarra demais os adversários. Procura esconder isto dos juízes, mas acho que sempre é um perigo. Se aparecer um árbitro que o observe bastante, ou que o tenha observado e marcado em gravações dos jogos, ou que queira marcar a seleção brasileira com mais rigor, Luiz Gustavo é um prato cheio. Se minhas observações não estiverem erradas, já fez mais de um pênalti na Copa das Confederações. Hoje fez um absolutamente visível. Pior: é um cara de pau. Em entrevista após o jogo, disse que ficou sem entender se o juiz marcara gol, pênalti ou falta a favor da seleção brasileira.
Além disto, deu um encontrão em Balotelli, pelas costas e - minha leitura, como dizem - fê-lo porque qui-lo (como dizem que Jânio Quadros dizia). Pareceu-me que fez para provocar. E, quando Balotelli, contrariado, deu-lhe um empurrãozinho, na passagem, e disse qualquer coisa, Luiz Gustavo ficou retrucando, dizendo - segundo leitura labial de alguém, porque, se em português não consigo, em inglês, então... - que Balotelli conversa demais. Achei agressividade na expressão facial de Luiz Gustavo.
Naquilo que vejo em mim realismo, mas que admito que pensem que é pessimismo, não tive como não me lembrar de Felipe Melo, um destemperado bom de bola que acabou prejudicando - e muito - a seleção de 2010.
Acho que será nada de mais alguém advertir, orientar, mostrar cenas em que o jogador aparece, e recomendar cuidados, para não incorrer em erros que prejudiquem e, principalmente, para limitar-se a jogar futebol.
Tenho comigo que quando se permite que um jogador tenha como característica fazer as tais "faltas táticas", praticar os agarrões, parar o adversário com falta, estará ensinando a esse jogador que não precisa melhorar suas condições físicas e técnicas, porque poderá ser campeão na prática do erro.
Conheça os principais ídolos do futebol paraguaio // AP (AP)
Carlos Gamarra - o melhor defensor da Copa de 1998.
Sem falta em qualquer dos quatro jogos de que participou.
Lembro-me, sempre de Gamarra, aquele paraguaio que jogou no Flamengo, no Internacional e no Corinthians. Defendeu a seleção do Paraguai, na copa de 1998 e, participando de quatro jogos, não cometeu uma falta sequer, em todos os jogos. Foi eleito o melhor defensor da competição. Técnica apurada, capacidade física invejável, sabia sair jogando. É claro que o progressivo aperfeiçoamento desses atributos devem ter contribuído para que tivesse evitado fazer faltas.

Foto: msn ESPORTES.
http://esportes.br.msn.com/fotos/galeria-de-fotos-msn.aspx?cp-documentid=29592718&page=4

Nenhum comentário: