18 de jun. de 2013

IMPRESSÕES DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES


Tenho discutido com pessoas muito próximas, achando que as manifestações populares em andamento no país têm um lado positivo e um lado negativo. Disse que dirigentes na moita, ou oportunistas, vão acabar usando o movimento em seu próprio proveito político. Provavelmente, irão utilizar fotos do evento, com grande participação popular, mostrando uma bandeira de seu partido, e dizer: "estávamos lá". Com os recursos tecnológicos, poderão mesmo colar uma bandeira inexistente na foto original. Não será a primeira vez que alguém fará isto, desde quando recursos tecnológicos era pífios.Com o movimento evoluindo, já vejo "representantes" dando entrevistas para a imprensa. Já há gente aparecendo como líder.
É bem verdade que grande maioria dos manifestantes está gritando que "ninguém nos representa"; "sem bandeiras"; e coisas parecidas. Mas penso que, na hora das campanhas, vão aparecer "heróis".
Como apareceram nas manifestações contra a ditadura explícita (que acho muito parecida com a atual, esta disfarçada).
Presto atenção em alguns detalhes. O menor deles foi que dois microfones, um para a Presidente da República e outro para o presidente da fifa, não funcionaram imediatamente após terem sido acionados. Apareceu uma figura com gesto de "aguenta aí que já vamos resolver".
Pois bem: pagamos para que esses microfones estivessem ali e que funcionassem. Se ampliarmos esta constatação para as grandes obras, iremos encontrar defeitos nos estádios, nas estradas, nas obras públicas em geral. Pagamos por isto, também.
É pouco? Penso que não. Mas tem mais.
Vi o prefeito Haddad, de São Paulo, dizer que a prefeitura não tem dinheiro para cancelar o aumento. Os manifestantes satisfazem-se com as palavras? Uma auditoria resolveria o impasse. Não é muito fácil acompanhar arrecadação de ônibus. Mas dá para ver que uma mesma viagem é paga por um número bem maior do que o número dos lugares, já que pessoas desembarcam em um ponto, onde outras embarcam, e assim por diante. Parece-me que os proprietários de empresas de transporte de pessoas - tanto municipais quanto "externas" ao município - são consideravelmente ricos. Por que não auditar a atividade, já que o responsável originário é o Estado (União, Estado, Município). A concessão não exclui a obrigação do poder concedente.
Informaram que o prefeito de Porto Alegre iria encaminhar projeto à Câmara, propondo a isenção do ISS para o transporte urbano, resultando em redução pequena do preço das passagens. Aduziu que iria provocar o governador do Rio Grande do Sul, propondo medida igual quanto ao ICMS, de modo a reduzir mais ainda. A proposta contempla redução na arrecadação do município e do estado (que o povo paga), mas não contempla redução no lucro do explorador do serviço (que o povo paga, também). Vale aqui, ainda, a rotatividade dos passageiros, nos meios de transporte. Se alguém se der o trabalho de conhecer o Código de Defesa do Consumidor, verá que é nula a cláusula contratual em que apenas uma das partes estabelece o preço. No caso dos transportes, penso que o correto seria ouvir um conselho de consumidores comprovadamente usuários. É complicado? É. Mas incomodaria muita gente que anda tranquila, tranquila.
Ouvi a Presidente da República dizer que as exigências da população aumentam, "...porque incluímos, porque elevamos a renda, porque ampliamos o acesso ao emprego, demos acesso de mais pessoas à educação, porque...".
Aproveitou-se da baderna para fazer comercial de sua gestão e da de seu antecessor. Para mim, pisou no tomate: explicitou para a Nação que promover a educação e o desenvolvimento social acaba por causar problemas aos governos. Só faltou dizer que "a gente estende a mão e eles querem o braço!".
Finalmente, opôs-se à violência: "Infelizmente, porém, é verdade, aconteceram atos minoritários e isolados de pessoas contra o patrimônio público e privado, o que devemos coibir com rigor.  Sabemos, governo e sociedade, que toda violência é destrutiva, lamentável e só gera mais violência”.
Ô sô do céu! Será que nossa Presidente também é uma metamorfose ambulante?

Foto: Blog BARRA PESADA
http://www.blogbarrapesada.com/2013/06/dilma-e-blatter-sao-vaiados-em-abertura.html

Nenhum comentário: