3 de jun. de 2013

VAI SER GÊNIO ASSIM LÁ EM BARCELONA! "TADIM" DO NELSON RODRIGUES!



Comentei, há dias, referências que ouvi sobre o duvidoso prestígio do futebol
brasileiro(
http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2013/05/complexo-de-vira-latas-o-brasileiro.html). Lembrei o famoso "complexo de vira-latas", a que se referiu Nelson Rodrigues.
Acho que o grande dramaturgo acaba de quebrar a cara. No evento de apresentação de Neymar, em Barcelona, ouvi o craque fazer uma saudação aos espectadores, em uma língua semelhante ao espanhol. Não entendi, mesmo sabendo que se tratava de catalão. Saudação com poucas palavras, provavelmente de fácil memória, pelo significado (Deus abençoe... aí por diante).
Foi o bastante para o âncora do programa (Sportv) quase exaltar Neymar pelo feito, falar em língua estrangeira para uma multidão. Assinalou, com ênfase: Neymar estudou catalão durante uma semana!
Meu Deus! - como diz o Milton Leite. Aprendeu a comunicar-se em catalão, em apenas uma semana, entremeando jogo pelo Santos no Brasileirão, treinos com a seleção e jogo contra a Inglaterra?!!!!!
Antes, ouvira o mesmo âncora falar que os catalães já estavam acostumando-se ao gosto musical de Neymar. E toma "Tchê, tchê rêrê tchê tchê Gustavo Lima e você". Observei, no que a tv me mostrou dos espectadores no estádio, só um punhadinho de brasileiros (pelo menos desfraldavam uma Bandeira Nacional) dançando ao som da música. Demais assistentes, - muita camisa do Barcelona - não deram bola. Apesar do que o âncora disse que, se Neymar precisa adaptar-se à cultura de Barcelona, os catalães também deverão absorver algo da cultura de Neymar.
Gênio demais!
Onde o complexo de vira-latas?
"Tadim" do Nelson Rodrigues!

Foto: DICAS EUROPA.

https://dicaseuropa.com.br/2014/01/estadio-camp-nou-em-barcelona-espanha_13.html

Nenhum comentário: