23 de mai. de 2015

ASSIM A SEGURANÇA PÚBLICA

Segurança PúblicaUm alvoroço, por causa das facadas nas margens da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Há uma preocupação generalizada com esse novo tipo de ação marginal. Já vejo, no facebook, referências de que Brasília também adotou a faca. Vai daí que todo mundo está dando pitaco. Como se a redução da maioridade penal fosse a grande mágica, alguns defendem a ideia.
Pelo pouco que sei, a coisa é bem diferente.
Ontem, assisti a um pronunciamento de um deputado federal. Dizia que há segurança nos shoppings porque ali há vigilantes e iluminação. De fato, um conceito antigo, em matéria de prevenção em segurança, continha dois princípios: policiamento ostensivo e iluminação. Mas o deputado falava em ações mais sérias: família, escola e um outro elemento de que não me lembro. O deputado só não falou quanto tempo gasta a solução.
Quanto aos fatores "policiamento ostensivo" e "iluminação", concordo com o deputado. Temos visto pouco e, quase sempre, com deficiência onde há. Exemplo: estava em um evento, com palco e música em local aberto. Uma aglomeração assistindo. Passei por um local aonde a iluminação era deficiente. Não me agradaram os tipos que vi ali, estranhando os comportamentos (nada de mau, só de estranho). Podem dizer que é preconceito meu. Concordo em parte. Meu motivo: as pessoas que procuram a escuridão costumam estar com intenções diferentes daquelas a que se refere o evento. Tanto pode ser um amasso na gatinha, como alguma ação má. Por via das dúvidas, evito esses lugares. Se o local estivesse iluminado com eficiência, provavelmente as atitudes das pessoas seriam diferente.
Quanto à família e à escola, também concordo com o deputado. Só que, a meu ver, demorará de entre quinze e vinte anos. Penso que se forem planejadas ações, todas elas perfeitas quanto à finalidade, todas elas executadas e bem executadas, o prazo de retorno à paz será mais ou menos o que suponho. Gostaria de pensar que pode ser diferente.
Por isto, quando qualquer político promete melhorar a segurança, penso sempre que estará de olho em dois mandatos e que só isto não será suficiente.


Imagem: SEGURANÇA MONITORAMENTO.
http://www.segurancamonitoramento.org/seguranca-publica-2/seguranca-publica/

Nenhum comentário: