1 de nov. de 2012

ZOAÇÃO

Da melhor qualidade! Década de 1970, o mercado de capitais brasileiro estava em ritmo de milagre. Quebrou muita gente, porque desmoronou de repente. Meu irmão e minha irmã, mais velhos, trabalhavam com o produto, de fundos de investimento a grandes ações, passando por incentivos fiscais. Siglas e mais siglas, para atrair investidores. Muitas terminando com SA (S.A., mesmo), ou em BRAS, como Petrobras, o que até deu ensejo a uma piada de época: o presidente da república, viajando de carro para conhecer estrada novinha em folha, deu com algumas placas e, curioso, perguntou a acessores: "tenho visto várias empresas homenageando o Brasil, com as três primeiras letras do nome do país no fim da sigla. Mas tem uma aí em que ainda não ouvi falar, mas encontrei várias placas com o nome inscrito". Perguntaram o nome da empresa e o presidente respondeu: "EMOBRAS". Acessores disseram que também não conheciam e que não tinham visto qualquer placa com esse nome. Quando chegou em um lugar aonde se desenvolviam obras de acabamento, o presidente apontou: "Olha uma placa daquelas lá, oh!". Acessores disfarçaram o riso. Estava escrito "EM OBRAS".
Mas não ficou por aí, só não. Como disse, meu irmão e minha irmã trabalharam na área. Os corretores costumavam encontrar-se, à tardinha, para um choppapo - um choppinho gelado com papo.
Um deles era o aparício. Vivia dizendo que ainda iria fechar um grande negócio. Foi o bastante para que um colega lhe telefonasse, após o almoço, e perguntasse se tinha cem mil COPISA para vender. Topou de cara. Discutiram preço, o "comprador" disse que precisava conversar com o cliente, que ligaria de novo em seguida. O "vendedor" ligou para outro corretor (todos sabiam do golpe), perguntou se tinha. Tinha. Voltou ao "comprador", deu o preço e acertaram o negócio, para fechar no choppapo.
Entusiasmado, o corretor "comprador" falava aos colegas que tinha fechado um negócio de cem mil COPISA. Os colegas perguntaram o que significava COPISA. Não soube responder. Disse que ficou tão impressionado com o negócio, que se esquecera de verificar. Papo vai, papo vem, ninguém sabia o que era COPISA. Até que chegou um "sabichão": Cocô do Piauí S.A.

Imagem: Migalhas.
http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI147944,91041-Prejuizo+em+operacoes+na+bolsa+nem+sempre+e+indenizavel

Nenhum comentário: