6 de jul. de 2012

FUTEBOL: AGORA É O CHIP. VAI DIMINUIR O INTERESSE?

É claro que gostei! Nas três das próximas competições mais importantes, em futebol, teremos a bola com chip, para decifrar se a bola entrou ou não entrou. Demorou muito. Foi preciso que gols importantes, em competições importantes, tivessem deixado de ser confirmados, porque o olho humano não consegue captar tudo com perfeição. Tecnologias já utilizadas em corridas de cavalos e no tênis eram esnobadas, enquanto participantes ficavam prejudicados.
Está prometida a inovação, para o Mundial de Clubes, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
Não importa que possa ser uma tecnologia cara, e de utilização muito eventual. Só quando a bola ultrapassar a linha. E, principalmente, só quando houver dúvida quanto à ultrapassagem da bola, em toda a sua circunferência. É uma inovação que evitará muitas reclamações, às vezes justas, às evezes equivocadas.  
Condições - justa x equivocada - que têm dado ensejo a muita polêmica.
Polêmica que, para a maioria dos conservadores, é considerada um dos melhores ingredientes do futebol. A polêmica é uma espécie de pós-venda. Depois do jogo, muita gente discute os lances polêmicos e a partida, já terminada, continua viva, como se estivesse sendo jogada, não raro durante uma semana, pelo menos.
Todo o mundo ganha? Nem todos.
Os programas esportivos, de rádio e televisão, perdem a condição de "explicadores". Muito roteiro terá de ser alterado. Muito tempo consumido, atualmente, em longas discussões, sobre se a bola entrou ou não entrou, com sucessivas repetições do lance, terá de ser ocupado com outro assunto. Terão de criar alguma coisa importante, para substituir.
Diminuir o interesse pelo futebol? De jeito nenhum! Só quando acabar a paixão. E, pelo jeito, vai demorar muito.
Acho que vai ficar muito legal.




Foto Gol de Lampard (não confirmado): Futebol & Variedades.
http://futebolmusicaetc.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html

Nenhum comentário: