2 de jul. de 2012

PREPARANDO A VELHICE. ZÉ ROBERTO X RONALDINHO

Costumo dizer que a minha velhice vai muito bem, graças a Deus, e que a velhice de quem está com quarenta anos será muito melhor. Fatores como ocupações diversas, exercícios físicos, algum trabalho intelectual, alimentação adequada são catalizadores de bem estar.
O fenômeno poder ser observado no esporte, também. Há trinta anos atrás, era muito raro ver jogadores de futebol com mais de trinta anos de idade. Atualmente, temos atletas com mais de trinta e cinco, atuando em equipes de ponta, não só no futebol, mas também no volei e no basquete.
Penso que esses atletas devem cuidar-se muito bem.
Por que Zé Roberto x Ronaldinho? 
Quem assistiu ao jogo Atlético Mineiro x Grêmio, ontem, viu um Zé Roberto muito ativo, aos 37 anos. Viu um Ronaldinho cinco anos mais novo andar em campo. Sei que Zé Roberto sempre foi um motorzinho. Mas Ronaldinho não era um paradão. Ontem, passeava em campo, no mau sentido.
Parece que fica óbvia a questão dos cuidados que o atleta deve ter com sua condição física. Não é preciso colocar espiões nas buates e nas baladas. Nem recorrer a gravações de câmeras em hotéis. Basta acompanhar o desempenho físico em campo.

Edição em 07/05/2013 - Quase um ano depois da publicação original, temos um outro Ronaldinho: corre, disputa, quase em compatibilidade com suas inclinações. Muito mais distribuidor e lançador do que Zé Roberto, jogando em um time de alta velocidade, Ronaldinho parece ter-se cuidado no período. Inteligência, criatividade e classe, no Atlético Mineiro. Parece querer ir à Copa. Zé Roberto continua em grande atividade, no Grêmio, já havendo quem sugira seu nome para a mesma competição. Penso que seria uma dupla muito eficaz, um correndo muito e escondendo a bola, como é de seu feitio, e fazendo alguns golzinhos, para não perder o costume; outro deslocando-se com muita inteligência e fazendo lançamentos precisos. Faltas e pênaltis (além de gols quase maquiavélicos) caem-lhe muito bem.

Edição em 28/07/2013 - Estranho: pouco mais de apenas dois meses depois da edição em maio, penso que Ronaldinho caiu muito, em desempenho físico. A partir das quartas de final, acho que o craque correu pouco, perdeu muitas disputas de bola e errou passes. É claro que sua técnica ainda pesou nessa fase, principalmente com alguns passes preciosos. Mas isto é técnica. Acho que o desempenho físico deixou a desejar. Pode ser que tenha relação com o que o Presidente do Galo falou via Embratel: é muito difícil conseguir manter Ronaldinho concentrado por cinco dias.
Enquanto isto, Zé Roberto continua sendo admirado por comentaristas, pelo desempenho físico em campo, além da capacidade técnica sempre reconhecida.



Foto Ronaldinho: uol Esporte.Futebol
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/gaucho/ultimas-noticias/2012/01/30/clube-da-familia-de-ronaldinho-gaucho-fecha-as-portas-por-tempo-indeterminado.htm
Foto Zé Roberto: globoesporte.com
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/01-07-2012/gremio-atletico-mg.html

Nenhum comentário: