22 de mar. de 2013

AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO NO JOGO BRASIL X ITÁLIA

O MELHOR DO JOGO
A primeira avaliação a que assisti, pela TV, dava Balotelli como o melhor em campo e Neymar seguindo-o de perto.
"Ouso discordar, amado mestre", como dizia o aluno do Professor Raimundo (Chico Anysio em Escolinha). Balotelli jogou muito bem, de fato. Neymar, para mim, teve dois méritos: o de participar, em nível igual, com Oscar e Fred, da jogada do segundo gol. Não a construiu sozinho; o outro foi - ouvi do Felipão - ter feito com perfeição o que lhe tinha sido pedido. Neymar correu muito. Esforçou-se. Disputou bolas, nem sempre com sucesso. Também não deu seqüência melhor às jogadas que passaram por ele. Comentei, ontem ainda, que, se Felipão o "amarrou", existe mérito dos dois, se for preparação para um estilo de jogo que possa contemplar individualismo eventual em coletivo constante.
Voltemos à discordância, a primeira: já disse, repeti e repito: o goleiro é um infeliz esquecido. Não lhe dão valor, porque não ganha jogo. No máximo, empata, exceto Rogério Ceni e um ou outro seguidor dele. Isto poderá ser visto em"ONDE ELE JOGA NÃO NASCE GRAMA" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/11/onde-ele-joga-nao-nasce-grama.html) e em "CORÍNTHIANS CAMPEÃO - VOU FALAR DE GOLEIROS" (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/12/corinthians-campeao-vou-falar-de.html).
Pois bem. Nem Balotelli nem Neymar. Para mim, Júlio César foi o nome do jogo. Não o ganhou. Mas, certamente, impediu que tivéssemos tomado de 4 ou 5 a 2, se não tivesse sido de mais.
Segunda discordância: Felipão disse que o Brasil esteve muito bem taticamente, durante todo o jogo. Pode até ser que eu tenha visto outro jogo, porque o sistema defensivo ou estava fraco ou o ataque da Itália estava muito forte, ou as duas coisas, com variações. Mas meu argumento é singelo: se Júlio César teve de fazer cinco ou mais defesas difíceis, durante todo o jogo e ainda levou dois gols, só poderia ser porque algo de mau estava acontecendo à sua frente.
É! Acho que sou um mau analista.

Foto: PES Maximum Editing.
http://pesmaxedition.blogspot.com.br/2011/06/habilidades-julio-cesar.html


Nenhum comentário: