18 de mai. de 2014

ARBITRAGEM IRRITANTE NO GRÊMIO X FLUMINENSE

TR - Grêmio x FluminensePode-se pensar que eu é que sou irritante, de tanto falar em arbitragens que considero prejudiciais à qualidade dos espetáculos. No Fla x Flu de domingo passado, achei que o gol de Fred foi irregular. Todos os comentaristas acharam normal aquilo que classificaram de "agarra-agarra" na área. O tal "agarra-agarra" já virou "normal". Acho que "normal" e "frequente" são duas coisas distintas. Fato é que os árbitros não conseguem eliminar o "agarra-agarra", muito menos são capazes de definir quem agarrou primeiro. É frequente ver um zagueiro passando o braço por trás do corpo do atacante, pela cintura, sem agarrar mas já pronto para isto, com a palma da mão e os dedos voltados para a camisa do outro. Dali ao "agarrão" é um pulo. Acho que esse simples gesto, se fosse reprimido, desde o início do jogo, com cartão amarelo, poderia evitar muito "agarra-agarra" e, consequentemente, muitos cartões, muitas expulsões, muitos conflitos. É óbvio que o zagueiro não passa o braço ali com intenções amorosas. Está pronto para fazer a falta e conta com a omissão do árbitro. No caso do Fla x Flu (não importa o mando de campo, é sempre Fla x Flu), vi Fred com os dois braços estendidos, um para cada lado do corpo, um empurrando Felipe e outro empurrando um defensor rubro-negro. Um comentarista disse que esse defensor havia empurrado Fred. Então, o juiz teria de ter dado pênalti. Isto não tem acontecido, Os árbitros não decidem quanto ao "agarra-agarra". Atacantes aproveitam e inventam modos de dificultarem as ações dos zagueiros, ora empurrando o adversário, ora empurrando um companheiro sobre o mesmo...
Hoje, Grêmio x Fluminense, Fred tomou do próprio veneno e acabou irritado. Quando ia ser cobrada uma falta, ou corner, antes da batida foi empurrado por Pará. No lance seguinte, lançou o corpo sobre esse adversário, que parece ter empurrado também, porque o juiz mostrou o amarelo para ambos. Foi quando o gremista Alán Ruiz dirigiu-se para o lado de Fred, aparentando querer tirar satisfações. Fred repeliu-o, aplicando-lhe uma "gargantilha" (os cinco dedos envolvendo o pescoço). Alán Ruiz, maior cara de pau, péssimo ator, caiu duro para trás, com o corpo esticado. Pura cena. Fred mereceu a expulsão. Oxalá tenha aprendido (apesar de experiente) que ora o beneplácito do juiz atinge um, ora outro. E que, do mesmo jeito que lhe foi favorável aproveitar-se de conflito na área para marcar um, não é saudável ficar irritado quando o mesmo fenômeno aproveita ao adversário.
O que os árbitros não conseguem, mesmo, é evitar o péssimo "agarra-agarra". Essa incapacidade irrita jogadores e podem dar causa a comportamentos inadequados, que não se justificam por isto. Mas é preciso que os juízes adotem medidas para coibir. Há muita gente encarregada de olhar a famosa zona do agrião. É possível atribuir a missão de observar aos auxiliares que atuam após a linha de fundo.

Imagem: LANCE!NET
http://www.lancenet.com.br/minuto/tabela-Gremio-Fluminense-enfrentam-Arena_0_1139886150.html

Nenhum comentário: