12 de fev. de 2013

CHICO ANYSIO - O GÊNIO DO HUMOR

Para mim, não foi só do humor, não. Gênio não sabe só fazer gol: dá chapéu, caneta, entrega na bandeja e ainda abraça o adversário. Não bastasse, conta com com a ajuda do acaso.
"Eu sempre digo que sou ator porque esqueci o tênis". Muita gente saberá disto, sem os detalhes que a fonte direta proporciona. Tenho em mãos o livro "SOU FRANCISCO", de Chico Anysio, que começa com essa frase. Não conta tudo de uma vez, vai entregando em parcimoniosas prestações, misturando circunstâncias que parecem ter nada a ver. Mas é a história de Chico. Vou tentar transmitir: "...Jogo contra, no campo do Fluminense, que naquele tempo alugava o campo para jogos assim. A imposição era que os times jogassem descalços, para não estragar a grama. § - O jogo é no Fluminense, às três horas - avisaram. § ... Não me lembro quem foi, mas um colega chegou e me disse que houvera mudança. O jogo seria no campo do Aliança, ... § - Cadê o seu tênis? § - Eu não trouxe. Me disseram que o jogo era no Fluminense. Mas não faz mal. Vá indo com o pessoal, que eu vou em casa pegar o tênis e vou direto para lá. §...§...§................ Quando cheguei em casa eles estavam saindo. § - Pra onde vocês vão? - perguntei por perguntar. § - Vamos à Rádio Guanabara, fazer um teste de radioteatro - a Lupe respondeu. - Por que não vem também com a gente, e não faz o teste? Quem sabe...? §... § - Eu tenho um jogo marcado com o pessoal... § - Ué, não vá - sugeriu a Lupe com sua praticidade habitual. § - Eu só vim buscar o tênis, porque o campo do Aliança é de terra e... § - Nós passamos lá, avisamos que você não vai e seguimos para a cidade. Faz o teste, Oliveirinha, faz. § Está certo. Ficou decidido. Passamos pela rapaziada do time, eu avisei da necessidade de sair com minha irmã e seguimos para a Rádio Guanabara. §... § O resultado confirmou: eu tirei sétimo lugar no teste de radio-ator e segundo, no de locutor. Pronto. A Lupe, em quinto lugar, também fora aprovada. .... Lembro de muitos outros que igualmente foram aprovados naquela tarde: Nádia Maria, Beatriz Segall, Antônio Carlos, Batista Rodrigues, Ezequias Marques Júnior, Jayme Barcelos, Lupe Gigliote, etc. § No concurso de locutores, o Celso Teixeira foi o terceiro e o vencedor, o Sílvio Santos. Não podia ser outro. Desde aquele tempo o Sílvio era uma covardia. Estava chegando pronto, perfeito. ....."
MUITA COISA GUARDADA AÍ
Muita leréia entre aquela primeira frase, em que diz que era ator porque esqueceu o tênis (página 9), e essa última (página 31); muita estória, muita história. Chico Anysio não se limita à sua própria história. O livro conta a história do Rádio e da Televisão no Brasil.
Minha grande bronca: o exemplar que tenho é uma segunda edição; comprei-o no Sebinho, em Brasília, certamente a preço muito pequeno. Perdido em uma prateleira qualquer. Para mim, é livro que deveria ser obrigatório em todas as bibliotecas de faculdades de Comunicação Social. Será por que preferem "A Arte da Guerra"???????????????

FONTE: SOU FRANCISCO, Chico Anysio, 2ª Edição, Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1992.

Nenhum comentário: