2 de jul. de 2014

A TEIMOSIA DA NATUREZA

Minha mãe cultivava plantas, com muito interesse e carinho. Tinha avencas muito bonitas. Costumava dizer que a força das plantas chegava a assustá-la. Plantava e cuidava de avencas em um dos lados do quintal, em terra de boa qualidade, e ficava admirada de ver nascendo outras avencas, espontaneamente, fruto de transporte de pequeninas sementes, pelo vento do outro lado, em uma parte de terreno, um pequeno barranco cheio de pedras-ferro.
Pode-se observar a galharia seca
e as poucas folhas
Hoje, tive oportunidade de observar. A jabuticabeira, na qual fica o ninho daquela pombinha que gosta de escrever diário (no título "Diário de uma pombinha", neste cadikim), está seca, em sua maior parte. Quem acompanha o diário da pombinha pode observar a galharia seca que está em volta do ninho. Em outras partes da árvore, a situação é igual ou muito parecida.
As frutas aparecem com maior nitidez
Pois não é que, observando a árvore, de outra janela, vi algo parecido com uma fruta. Fotografei com zoom e, conferindo a imagem, verifiquei que era uma jabuticaba. Cortei a imagem, para que a fruta aparecesse com tamanho maior, e vi outras frutas iguais por perto, em vários estágios de desenvolvimento.
A natureza é, mesmo, muito teimosa! Apesar de a gente cuidar mal, ou até descuidar, aproveita a mínima oportunidade para viver e para nos brindar com frutos. 

Nenhum comentário: