3 de jul. de 2014

COMPARAÇÕES EM FUTEBOL

Carlos Alberto Torres, Fabio Cannavaro, Daniel Passarella, Lothar Matthaus (Foto: Guilherme Neto)
Quatro capitães campeões: Matthaus, Carlos Alberto,
Passarella e 
Cannavaro.
Beckenbauer está a caminho. 











Assistindo ao "É Campeão", ouvi Passarella dizendo que a seleção argentina é a única que tem quatro homens que fazem gol. Citou Messi, Di Maria, Aguero e Higuain. Carlos Alberto - que Galvão inventou de chamar de "Capita", não sei por quê - disse que isso pode ser muito bom, mas que pode, também, deixar espaços para contra-ataque. Passarella argumentou que esses jogadores voltam para compor o meio-campo. Carlos Alberto discordou, ainda, dando com exemplo a nossa seleção de 2006, que tinha o "quadrado mágico" - Adriano, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, e dizendo que não deu certo. 
O Capitão que me desculpe: não deu certo porque Parreira teimava em dizer que Ronaldo Fenômeno e Adriano não estavam gordos, quando a tv mostrava exatamente o contrário.
Estavam muito gordos, sim. Não tinham capacidade para se deslocarem. Paradões no ataque. O que acabou acontecendo - meu modo de ver - foi que o Gaúcho e o Kaká foram sacrificados, já que os adversários, não precisando de fazer marcação forte nos dois "musculosos" - segundo Parreira - sobraram para apertar a marcação em cima daqueles dois.
Passarella ainda lembrou a seleção de 1970, que tinha quatro atacantes - Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino - sendo que dois deles revezavam a função com a de meio campo e Pelé também voltava, tudo sem perder o grande poder ofensivo.
A rigor, não dá para comparar nossa seleção atual com as que foram campeãs e nem com outras que não chegaram lá, mas apresentaram-se muito bem. É só lembrar que em uma dessas conseguimos ver reunidos Falcão, Zico, Júnior, Careca, Sócrates...
Muito difícil comparar grandezas diferentes. Dizem que é absolutamente inadequado.

Foto: SporTV

http://sportv.globo.com/site/SporTV-na-Copa/noticia/2014/05/sportv-reune-cinco-capitaes-que-ergueram-taca-no-e-campeao.html

Nenhum comentário: