19 de jul. de 2014

O VOLEIBOL BRASILEIRO VAI MUITO BEM: SEMIFINALISTA DA LIGA MUNDIAL

Divulgação FIVB / Jogadores do Brasil comemoram a classificação na Liga Mundial diante da Itália





O cadikim já comentou as diferenças entre o futebol e o voleibol. Por quê das diferenças? Já pergunta isto há mais de dois anos (http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2012/03/futebol-e-voleibol-por-que-as.html). É uma postagem que já recebeu 455 visitas, sem muitos compartilhamentos. Deve, pois ser assunto de interesse.

Não dá para discutir, agora, em termos de comparação, com a seleção brasileira de futebol, por motivos óbvios.
A seleção de vôlei superou a do Iraque, duas vezes, para ir às semi-finais. A 18ª semifinal, na história da liga mundial. A semi foi contra a seleção italiana (além de figurar entre as quatro melhores, tem tradição no voleibol). A seleção brasileira venceu por 3 x 0. Um massacre, no primeiro set (25 x 11); um segundo set difícil (25 x 23); e uma vitória com certa folga, no terceiro (25 x 20).
Diferenças, relativamente ao futebol? Primeira: disciplina da atividade. O técnico italiano estava desesperado, no primeiro set, tal a superioridade da nossa seleção. Partiu para reclamações, descontroladamente. Resultado: cartão amarelo, sem muita conversa. Segunda: ótimo controle emocional dos atletas brasileiros, nos momentos em que tiveram dificuldades e, principalmente, quando estavam atrás, no placar, no segundo set; equilíbrio muito bom no último. Terceira: destaques na seleção brasileira? Todos. O menos badalado foi o Mário Júnior (líbero), provavelmente porque não saca nem participa das jogadas de ataque. Mas não ficou no silêncio, não. Quarta: o técnico só aparece "dando show" quando as câmeras o flagram inconformado com qualquer jogada. Os protagonistas são sempre os jogadores.
Penso que há muito a que comentar, ainda, sobre diferenças. Ando achando que muito tem o futebol brasileiro que aprender com o voleibol brasileiro, tanto masculino como feminino.


Foto: Gazeta do Povo.
http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/poliesportiva/conteudo.phtml?id=1482017

Nenhum comentário: